SindPMT: Ações e Mudanças durante a pandemia

Os últimos meses foram de muito trabalho e mudanças para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Teresópolis (SindPMT). Além de se instalar em novo endereço, o Sindicato também deu início a um grande sonho dos sindicalizados, a concretização de uma área de lazer. Mas em paralelo a isso, a diretoria seguiu atuante em defesa de causas importantes para o funcionalismo público municipal.

Ainda no mês de março, o SindPMT requereu à Justiça uma tutela de urgência para que a Prefeitura adquirisse os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os servidores que estavam atuando nos trabalhos essenciais. O SindPMT também pediu ao Executivo a suspensão das atividades de servidores em ações não essenciais. O mês de abril começou com a luta da instituição pela mudança do plano de ação da Secretaria Municipal de Educação, que estava trazendo prejuízos e transtornos aos professores.  A Secretaria acabou revendo a questão.

O mês de maio foi iniciado com a implantação do canal do SindPMT no Youtube, mais uma forma de comunicação junto ao sindicalizado. A presidente Kátia Borges participou de programas da mídia local prestando contas do trabalho que vinha sendo realizado e da fiscalização quanto às condições de trabalho do servidor.

Em junho, o SindPMT entrou na luta pela suspensão do pagamento de parcelas dos empréstimos consignados em virtude da pandemia.  Foi o mês que marcou também a mudança da entidade para seu novo endereço. Agora a entidade está sediada na Praça Baltazar da Silveira, no quarto andar do prédio do CEAC da Matriz de Santa Teresa (foto).

Em julho foi inaugurada a sala de informática, onde agora o Servidor tem um espaço para estudo, leitura, com internet e impressora. Mas o mês foi de luta contra projeto que aumentava a contribuição previdenciária. Apesar de entender ser uma determinação do Governo Federal, prevista na Reforma da Previdência, o SindPMT reivindicou que a Prefeitura de Teresópolis postergasse o aumento no desconto, o que acabou sendo alcançado com o Executivo buscando este respaldo através de decisão judicial.

Por fim, outro destaque deste período de pandemia foi a campanha para mobilizar associados à sede social do Sindicato, que irá funcionar no antigo Clube Jardim Cascata, uma promessa de atual diretoria e um sonho antigo de muitos servidores.